ACERG

Associação de Criadores de Equinos da Raça Garrana

Área geográfica

Atualmente a área de criação da raça Garrana situa-se na região Noroeste de Portugal, encontrando-se os Garranos dispersos pelas províncias do Minho (concelhos de Amares, Arcos de Valdevez, Cabeceiras de Basto, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Povoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Valença, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Nova Cerveira e Vila Verde) e Trás-os-Montes (concelho de Montalegre), numa extensão de 1577,13 km2 (41% da área total dos concelhos referidos).

No Parque Nacional da Peneda-Gerês, das 22 freguesias que lhe estão afetadas e pertencentes aos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre, 15 contribuem para o solar de dispersão da raça garrana, num total de 696,89 km2 (96,8% da área total do Parque).

Na Zona de Meia Encosta, de transição entre o litoral e o interior montanhoso, predominam as encostas com declives variáveis, sendo a paisagem dominada pela agricultura em socalcos. Na Zona de Montanha, de altitude superior a 700 metro, as terras altas e declivosas encontram-se sujeitas a forte erosão, pondo a nu afloramentos de rocha granítica. É a zona mais agreste da região, em que se registam as precipitações mais elevadas (atingindo os 3.000 mm anuais) e onde as amplitudes térmicas e as geadas se fazem sentir com mais intensidade. È também a de maior expressão, incluindo o Parque Nacional da Peneda-Geres com uma extensa área montanhosa que se estende do planalto de Castro Laboreiro ao da Mourela, onde cabeços rochosos e vales encaixados, rios e afluentes, circos glaciares e moreias alternam com largos trechos de paisagem humanizada. Compreende as Serras da Peneda (1314 m), do Soajo (1416 m), Amarela (1361 m) e do Geres (1508 m). Fora do Parque mas ainda no Minho, outros conjuntos montanhosos estão povoados por Garranos, como as Serras de Arga (797 m), de Monção (744 m), de Paredes de Coura (890 m) e da Cabreira (1279 m). Em Trás-os-Montes, a Serra do Larouco (1527 m).